domingo, 6 de maio de 2012

* Cultura Digital e Economia Solidária

Produtora Colabor@tiva.PE ocupa a Expoidea com oficinas de Cultura Digital e Economia Solidária

Coletivo formado por Pontos de Cultura troca serviços culturais com artistas, e registra suas apresentações com a colaboração dos alunos das oficinas da feira que acontece de 8 a 13 de maio, no Bairro do Recife

formação colaborativa com a prática na produção cultural solidária. É com esse tema que as engrenagens do coletivo cultural fomado por Pontos de Cultura de Pernambuco irão atuar durante a Expoidea 2012, que acontece de 8 a 13 de maio no Bairro do Recife. A Produtora Colabor@tiva.PE ressignifica as formas e os modelos do “fazer cultural” em um processo onde o agente mais importante é o artista, os seus produtos viram a moeda corrente e o seu registro cultural é feito com ferramentas livres pelos colaboradores das oficinas realizadas. É nesse ciclo sustentável e criativo que o coletivo realiza as oficinas de Filmagem e Edição de Vídeo, Fotografia, Captação e Edição de Áudio, Design e Artes Gráficas, Streaming, Hipervídeo, Jornalismo Colaborativo, Rádio Comunitária e Web Rádio, e com a instalação do Palco Livre prometem ocupar a Rua da Moeda.
Com inscrições encerradas, as oficinas, que se destacam de outras capacitações por difundirem o uso de Softwares Livres, irão acontecer na Rua da Moeda (Nº 122 – em cima do Bar e Restaurante Cara ou Coroa) e apresentam novidades para a edição 2.0 da feira do futuro. A formação da Colabor@tiva.PE recebe o apoio do coletivo Jardim.in (RJ) e aumenta o leque de oficinas e produtos oferecidos aos artistas em relação a edição anterior da Expoidea com as capacitações de Hipervídeo (vídeo interativo na WEB)  e Streaming em HTML5 (transmissão ao vivo pela WEB). “Acho fundamental, como prática de convivência em todos os aspectos da vida, a colaboração e o compartilhamento. Na verdade, nós da Jardim.in e outros grupos como Estúdio Livre e Iteia, acreditamos que o modelo de produção em Software Livre é uma expressão dessa prática e produtor de novos modos de existência e de uma nova sociedade”, diz o representante da Jardim.in Giuliano Djahjah, que ministra a oficina de Streaming.
Um dos sucessos da edição de 2010 da feira foi o Palco Livre, sediado na Torre Malakoff, local onde também aconteceram as oficinas da produtora naquele ano. Neste espaço, poetas, atores, Pontos de Cultura e bandas de música de vários estilos se inscreveram, trocaram serviços com a Colabor@tiva.PE e tiveram sua apresentação registrada, gerando videoclipes, CD’s, álbuns de fotos, transmissão ao vivo pela Rádio Expoidea e cobertura jornalística em Mídia Livre (Confira: http://www.iteia.org.br/expoidea), tudo isso com a colaboração dos alunos das oficinas. Desta vez o Palco Livre estará ocupando democraticamente a Rua da Moeda (#OcupeMoeda), com os mesmos serviços de produção cultural, incluindo a transmissão ao vivo pela internet (Streaming).  “Queremos democratizar o palco, a circulação de produtos e o acesso a serviços de produção cultural. Nada que vamos oferecer é gratuito mas também não é cobrado dinheiro. Cada artista oferece arte, conhecimentos e técnicas como moeda em troca dos serviços que necessita para potencializar sua arte. ”, explica o Coordenador Geral da Colaborativa.PE, Pedro Jatobá. As inscrições para troca de serviços e apresentações também já foram encerradas e a programação será divulgada na semana do evento.
JAMoeda (#OcupeMoeda)
O palco é livre, e a moeda de troca na Rua da Moeda é a arte! Pelo menos será assim durante a Expoidea 2.0. Mas a Colabor@tiva.PE também aproveitou o espaço para promover a tradicional Jam Session. Portanto, o artista que quiser “tirar um som” deverá levar seu instrumento para o Palco Livre, nos dias 9 e 11 de maio (quarta e sexta-feira), e ocupar o espaço com sua arte sem precisar trocar serviços, apenas se inscrever momentos antes de subir ao palco.
Festa da Música Ambulante (#OcupeMoeda)
No sábado (12), a festa fica por conta dos carrinhos de som. A rede Perambulantes ressignifica o papel dos vendedores ambulantes de CD’s, circulando no Recife Antigo, vendendo produtos dos artistas que se apresentaram e transmitindo ao vivo o Palco Livre, já que também estarão sintonizados na Rádio Expoidea FM 88.5.
Rádio Expoidea – FM 88.5
Quem estiver no Recife Antigo poderá sintonizar na rádio onde os colaboradores (integrantes de Pontos de Cultura e alunos da Oficina de Rádio) estarão divulgando as ações do evento, basta sintonizar na FM 88.5.
Na Expoidea 2.0 a Colabor@tiva.PE será formada por integrantes de Pontos de Cultura: Eduardo Lima e Denis Ramos (CUCA Recife), Willamy Tenório (Canal Capibaribe), Daniel Luís e Ronaldo Eli (Coco de Umbigada), Natália Lopes e Raquel Santana (Tecer), Celso Costa (Pé de Serra), João Paulo Seixas e Pedro Jatobá (Pontão de Cultura Digital iTEIA), Léo Guedes (Pontão Ciranda Solidária) e coletivos digitais: Celinha Menezes (Jeporu); Giuliano Djahjah e Cinco Euzébio (Jardim.In), e ainda a facilitadora de fotografia digital Clarissa Dutra. Saiba mais sobre a produtora: http://www.iteia.org.br/colaborativape
Mais informações: colaborativape@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário